4 de set de 2017

Cronograma capilar: o que é?

ignorem a minha cara porque eu nem tinha percebido quando fui editar, fui perceber bem depois HAHAHA.

Oi gente! Tudo bem?. No post/vídeo de hoje eu vim explicar para vocês o que é o cronograma capilar, como utiliza-lo e se ele é realmente bom para os nossos cabelos. Vem conferir! 💖


O Cronograma capilar é a agenda do nosso cabelo que consiste em repor a hidratação, nutrição e a reconstrução que a gente perde diariamente de nossos cabelos. O cronograma capilar serve para TODOS os tipos de cabelos! E é divida em 3 ou mais etapas e em 4 semanas!.
Esta seria a agenda de quem lava o cabelo 3 vezes, por semana. É super simples, porém caso você lave mais, ou lave menos, você pode estar alterando. Na internet há vários cronogramas diferentes, que ajudam na necessidade que seu cabelo precisa, por exemplo: Se seu cabelo está muito quebrado e sem forma, você precisaria mais de reconstrução. Então dependendo da necessidade do que seu cabelo precisa, você pode alterar o cronograma.
Particularmente, eu alterei apenas a Semana 2, ao invés de ser Hidratação, Hidratação e Nutrição, eu alterei para os 3 dias de lavagem apenas Hidratação, por conta do meu cabelo ser bastante seco.
Você também tem que respeitar um período de 48 horas/2 dias, para que os componentes da Hidratação, Nutrição ou Reconstrução sejam agidos no fio e no couro cabeludo, para que você possa repetir ou fazer outro processo. Por exemplo: Lavei e hidratei meu cabelo na Segunda-feira, aí só posso fazer outra hidratação, nutrição ou reconstrução dois dias depois que seria na Quarta-feira.
Agora eu vou explicar detalhadamente para que serve cada coisa do Cronograma:
Hidratação:
Seve para: Dar brilho, movimento; Manter a proporção da água do cabelo e Repor necessidades simples;
Principais tipos de cabelos: Secos, sem brilho, expostos ao sol, danos do dia a dia;
Ingredientes:
 Agentes condicionantes como Álcools e Ácidos gordos, Glicerina, Pantenol, Extratos naturais de frutas, Algas, Plantas, Tocoferol, Vitamina E, Ácido Lático, Sorbitol, Ureia;O Excesso causa: Nada especificamente, apenas só pode faltar os outros elementos do Cronograma, como Nutrição e a Reconstrução.

Nutrição:
Seve para: Dar emoliência, maciez; Diminuir o volume e Proporcionar maleabilidade;
Principais tipos de cabelos: Ressecados, volumosos, com pontas espigadas, sem maciez;
Ingredientes: Manteigas e óleos naturais, como manteiga de murumuru, abacate, karité, amêndoas ou óleo de coco, girassol, argan, ojon, oliva, jojoba ou ainda cera de abelha, ou de carnaúba;
O Excesso causa: Cabelo com aspecto oleoso, pesado e sem vida em todo comprimento do fio. Ele fica sobrecarregado e com sensação de sujo. Não confundir com oleosidade na raiz.

Reconstrução:
Serve para: Repor elementos da fibra capilar; Promover força e efeito anti quebra;
Principais tipos de cabelos: Danificados, emborrachados, quebradiços devido a químicas;
Ingredientes: Proteínas hidrolisadas e aminoácidos, como queratina, arginina, metionina, glicina, lisina, alanina, serina, pronina, valina, isoleucina, treonina, histidena, treonina, histidena, fenilalanina, caseína, protéina do trigo (glúten: gliadena+gluteína);
O Excesso causa: Efeito contrário, o cabelo se torna rígido e opaco, ocasionando a quebra, as pontas ficam com aspecto espigado e a aparência é de cabelo danificado, podendo se confundir com falta de reconstrução.


Eu vou deixar aí em baixo um vídeo onde eu generalizo sobre o cronograma capilar e falo de uma playlist que também vai ter no canal, então se quiserem conferir os dois, só clicar em cima. Espero que vocês gostem do vídeo, se inscreve no canal se você não é inscrito, dá like e comenta se você tem alguma dúvida tanto aqui em baixo quanto nos comentários do YouTube. Até o próximo post e até mais.


2 comentários:

  1. Ainda bem que meu cabelo se recuperou de todos os danos causados pelo uso excessivo de chapinha no ano passado. Tudo bem que o preço foi cortar e recomeçar, mas ao menos ele encontrou Buda. Amém!

    Btw, boa sorte com sua rotina ;)

    http://assunto-infinito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, difícil recomeçar, mas o importante é saber que vai ficar tudo top depois. E obrigado haha, em nome do senhor quem sabe meu cabelo fica mais top skdjsa.

      Excluir

Oi gente! Tudo bem?. Esse é o meu blog, me chamo João Antonio da Silva Guedes, tenho 15 anos e minha profissão é dormir e comer sem ganhar dinheiro. Eu amo séries, sendo elas minhas preferidas, TWD, ST, PLL, FH, SH, TF e Sense8. Pretendo cursar Web Design, Informártica ou ADM. Sejam muito bem-vindos e aproveitem os post que são duas vezes por semana.