4 de set de 2017

Cronograma capilar: O que é?

Oi gente! Tudo bem?. No post de hoje eu vim explicar para vocês o que é o cronograma capilar, como utiliza-lo e se ele é realmente bom para os nossos cabelos. Vem conferir! 💖

O Cronograma capilar é a agenda do nosso cabelo que consiste em repor a hidratação, nutrição e a reconstrução que a gente perde diariamente de nossos cabelos. O cronograma capilar serve para TODOS os tipos de cabelos! E é divida em 3 ou mais etapas e em 4 semanas!.
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Esta seria a agenda de quem lava o cabelo 3 vezes, por semana. É super simples, porém caso você lave mais, ou lave menos, você pode estar alterando. Na internet há vários cronogramas diferentes, que ajudam na necessidade que seu cabelo precisa, por exemplo: Se seu cabelo está muito quebrado e sem forma, você precisaria mais de reconstrução. Então dependendo da necessidade do que seu cabelo precisa, você pode alterar o cronograma.
Particularmente, eu alterei apenas a Semana 2, ao invés de ser Hidratação, Hidratação e Nutrição, eu alterei para os 3 dias de lavagem apenas Hidratação, por conta do meu cabelo ser bastante seco.
Você também tem que respeitar um período de 48 horas/2 dias, para que os componentes da Hidratação, Nutrição ou Reconstrução sejam agidos no fio e no couro cabeludo, para que você possa repetir ou fazer outro processo. Por exemplo: Lavei e hidratei meu cabelo na Segunda-feira, aí só posso fazer outra hidratação, nutrição ou reconstrução dois dias depois que seria na Quarta-feira.
Agora eu vou explicar detalhadamente para que serve cada coisa do Cronograma:
Hidratação:
Seve para: Dar brilho, movimento; Manter a proporção da água do cabelo e Repor necessidades simples;
Principais tipos de cabelos: Secos, sem brilho, expostos ao sol, danos do dia a dia;
Ingredientes:
 Agentes condicionantes como Álcools e Ácidos gordos, Glicerina, Pantenol, Extratos naturais de frutas, Algas, Plantas, Tocoferol, Vitamina E, Ácido Lático, Sorbitol, Ureia;

O Excesso causa: Nada especificamente, apenas só pode faltar os outros elementos do Cronograma, como Nutrição e a Reconstrução.
Nutrição:
Seve para: Dar emoliência, maciez; Diminuir o volume e Proporcionar maleabilidade;
Principais tipos de cabelos: Ressecados, volumosos, com pontas espigadas, sem maciez;
Ingredientes: Manteigas e óleos naturais, como manteiga de murumuru, abacate, karité, amêndoas ou óleo de coco, girassol, argan, ojon, oliva, jojoba ou ainda cera de abelha, ou de carnaúba;
O Excesso causa: Cabelo com aspecto oleoso, pesado e sem vida em todo comprimento do fio. Ele fica sobrecarregado e com sensação de sujo. Não confundir com oleosidade na raiz.

Reconstrução:
Serve para: Repor elementos da fibra capilar; Promover força e efeito anti quebra;
Principais tipos de cabelos: Danificados, emborrachados, quebradiços devido a químicas;
Ingredientes: Proteínas hidrolisadas e aminoácidos, como queratina, arginina, metionina, glicina, lisina, alanina, serina, pronina, valina, isoleucina, treonina, histidena, treonina, histidena, fenilalanina, caseína, protéina do trigo (glúten: gliadena+gluteína);
O Excesso causa: Efeito contrário, o cabelo se torna rígido e opaco, ocasionando a quebra, as pontas ficam com aspecto espigado e a aparência é de cabelo danificado, podendo se confundir com falta de reconstrução.


Espero que vocês tenham entendido quanto tenham gostado desse post, comente aqui se você tem alguma dúvida sobre o cronograma ok? Até o próximo post e até mais.

2 comentários:

  1. Ainda bem que meu cabelo se recuperou de todos os danos causados pelo uso excessivo de chapinha no ano passado. Tudo bem que o preço foi cortar e recomeçar, mas ao menos ele encontrou Buda. Amém!

    Btw, boa sorte com sua rotina ;)

    http://assunto-infinito.blogspot.com.br

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    1. Pois é, difícil recomeçar, mas o importante é saber que vai ficar tudo top depois. E obrigado haha, em nome do senhor quem sabe meu cabelo fica mais top skdjsa.

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