28 de jan. de 2019

Cronograma Capilar: Nutrição

Oi meus amores! Tudo bem com vocês?
Continuando nossos posts sobre o Cronograma Capilar, hoje eu vim falar de mais uma etapa presente nos cuidados dos nossos cabelos, a Nutrição. Em um post eu deixei um pouco mais resumido sobre o que é a nutrição, você pode conferir ele clicando aqui.
Vamos para o post sobre Nutrição? ✨
O que é a Nutrição?
A Nutrição é a etapa do Cronograma Capilar onde, você repõe toda a oleosidade perdida do seu cabelo. Todos temos a oleosidade natural que nossa raiz produz, porém algumas pessoas tendem a ter a raiz mais seca, o que pode ser bom e ruim.
A raiz sendo seca, pode deixar o cabelo com um aspecto de opaco, sem brilho e com frizz. A raiz oleosa também não é tão boa, ela pode aparentar um cabelo oleoso mais do que o normal e logo depois de um tempo do cabelo lavado, parece que ainda está sujo, mas claro, vou deixar um post sobre cuidados com a raiz mais para frente, vamos voltar para a Nutrição!
Geralmente a etapa de nutrição é bem mais favorecida para os cabelos cacheados, por conta da maioria ter as pontas ressecadas. Por conta das curvas, a oleosidade natural que a raiz produz, tende a ter uma dificuldade para chegar nas pontas. Claro que, podemos ter cabelos lisos ou ondulados ressecados também, porém os cacheados sofrem um pouquinho mais e falo por experiência própria hihi.
(só lembrando que o cronograma capilar ele é para todos os tipos de cabelo e cada etapa é para cuidar de uma necessidade que cada cabelo tem)
O que precisa-se para nutrir o cabelo?
Como a etapa de nutrição é parar repor os lipídeos do nosso cabelo, é recomendável usar óleos naturais ou manteigas. Os mais conhecidos são o óleo de coco e a manteiga de karité. Produtos riquíssimos em óleos, ajudam a nutrir também, como as máscaras e condicionadores.
Na nutrição é mais comum, fazermos a Umectação, onde enxarca-se o cabelo todo de óleo e deixa agir por no mínimo 2 horas. Pode ser qualquer tipo de óleo natural como, óleo de coco, rícino, amêndoas, argan, oliva (geralmente mais conhecido como azeite extra virgem)  e outros tipos de óleos.
Existe também, a Umectação Noturna, onde faz o mesmo processo de encher o cabelo de óleo, porém você deixa agir enquanto dorme e retira pela manhã.
Quantas vezes é recomendado fazer uma nutrição?
Geralmente a nutrição, é feita uma vez por semana, porém se seu cabelo é bem ressecado, pode fazer 2 vezes. Tem que ter um pouco de cuidado também nessa etapa, pois pessoas com o cabelo oleoso, podem não se dar tão bem e podem deixar o cabelo ainda mais oleoso.
Pessoas com o cabelo oleoso podem fazer essa etapa?
Devem, pois mesmo tendo uma quantidade de óleo já presente no cabelo, há uma perda também, então é bom sempre repor. Porém, já que o cabelo é oleoso, é importante não passar nada, nem óleos naturais na raiz, além do shampoo! Pois pode causar um excesso de oleosidade e ninguém quer isso né mos?
Por fim, somente óleos nutrem o cabelo?
Não! Existem mascaras nutritivas e manteigas também. Os óleos são mais conhecidos por serem até mais práticos que as máscaras e ter um resultado na maioria das vezes, excelente, mas pode haver casos que a pessoa não gosta de usar óleos. Então claro, existe máscaras e outros métodos pra isso.

Como sempre, eu vou deixar uma recomendação de máscaras e um óleo aí em baixo para vocês que estão na dúvida do que comprar e/ou usar. Eu espero que vocês tenham gostado desse post, se preparem para o ultimo desse quadro que vai ser sobre Reconstrução, mas claro, farei outros post com todos esses assuntos talkei? Eu vejo vocês no próximo post, um beijo e tchau. 😍😃😻
Recomendações:

Resultado de imagem para maionese skala
Maionese Capilar Nutritiva - Skala.
(Liberado para as técnicas Low/No poo).
Resultado de imagem para mascara de abacate salon line
Máscara de Abacate Capilar - Salon Line.
(Liberado para as técnicass Low/No poo).
Resultado de imagem para oleo de coco copra
Óleo de Coco Extravirgem - Copra.
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário